Blog

Muita informação sobre image converter e
assuntos sobre RPA ou inteligência artificial

Inteligência artificial

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

O que é inteligência artificial ?

A palavra “inteligência artificial” informa um conjunto de software, lógica, computação e disciplinas filosóficas que tem por objetivo fazer com que os computadores realizem funções que ate então era de exclusividade humana como perceber o significado em linguagem escrita ou falada, aprender, reconhecer expressões faciais e assim por diante. O campo de IA tem um longo histórico, com muitos avanços anteriores, como reconhecimento de caracteres ópticos, que agora são considerados rotina.

Qual importância em utilizar a inteligência artificial ?

IA ou inteligência artificial é um conceito atraente para muitas das partes envolvidas em negócios, ciências e governo. Em termos econômicos, existe muita vantagem em ter máquinas que realizam tarefas que costumavam precisar de seres humanos. Uma solução de inteligência artificial eficiente pode “pensar” mais rápido e processar mais informações do que qualquer cérebro humano. Além disso, a inteligência artificial tem o potencial de levar as habilidades humanas a locais onde as pessoas têm dificuldade em chegar, como espaço sideral ou locais remotos na terra, onde a expertise humana pode ser útil.

Quais são os tipos de inteligência artificial ?

Inteligência Artificial Limita (ANI)

Também conhecida como “IA fraca”, inteligências desenvolvidas para um único objetivo. Elas armazenam uma grande quantidade de dados e realizam tarefas complexas, porém sempre focadas no objetivo para o qual foram programadas. Esse tipo de inteligência artificial também consegue realizar cálculos complexos com muita rapidez, porém não irá além disso.

Dentro dessa classificação, há ainda duas subcategorias:

  • Máquinas reativas: foram o primeiro tipo de inteligência artificial, então seus recursos são mais limitados. Elas não armazenam muitos dados e reagem a apenas alguns estímulos de acordo com a maneira como foram configuradas. 
  • Memória limitada: é um avanço em relação às máquinas reativas, já que neste caso armazenam mais informações e usam elas para tomar decisões. É o caso das recomendações feitas em serviços de streaming, por exemplo. Com base nas escolhas anteriores do usuário, a IA armazena esses dados e passa a oferecer conteúdos similares para quem está assistindo. 

Inteligência artificial geral (AGI)

Essa IA é conhecida como “IA forte” ou “nível humano” por ser capaz de executar tarefas similares às realizadas pelos seres humanos. Esse tipo de inteligência artificial consegue aprender por meio de técnicas de machine learning, por exemplo, além de compreender e reagir a estímulos específicos. 

Além disso, esse modelo pode ser aplicado a tarefas que não são executadas pela ANI, porém, ainda não está no nível da inteligência humana, apesar de estar bem próxima.

Nesta categoria há duas subdivisões:

  • Máquinas cientes: além de enxergarem o mundo, essas inteligências também são capazes de compreender os estímulos que recebem para assim processar as informações. 
  • Máquinas autoconscientes: esse tipo de inteligência artificial têm consciência do mundo e também de si própria, o que facilita a compreensão dos estímulos externos. Quando achamos algo engraçado nós damos risada, então, quando vemos alguém rindo, pressupomos que alguma coisa engraçada aconteceu porque temos autoconsciência. Essa IA funciona da mesma maneira. 

Superinteligência (ASI)

Dentre esses exemplos de tipos de inteligência artificial, a superinteligência é a única que é apenas uma suposição para o futuro e ainda está sendo estudada. Porém, especula-se que ela será superior à inteligência humana, sendo capaz de tomar decisões e também armazenar dados

Além disso, pressupõe-se que a superinteligência será muito mais abrangente, podendo estar presente em um computador apenas um pouco superior à mente humana até ser muito mais inteligente e poder executar tarefas impossíveis aos humanos. 

Por isso, hoje os debates científicos focam nesta IA, em especial, pois ela poderá revolucionar a forma como vemos e entendemos o mundo. 

Onde pode ser utilizado a IA ?

1. Aplicativos de rotas

Inteligência Artificial vem sendo cada vez mais utilizada em aplicativos de variados tipos, mas destacamos os aplicativos de rotas como Google Maps e Waze.

Eles são capazes de cruzar dados de inúmeros lugares para encontrar as melhores rotas, otimizando tempo e evitando problemas no trânsito. E, certamente, você já utilizou ou conhece alguém que utiliza esses aplicativos no cotidiano, não é?

2. Busca no Google

Você sabia que os resultados de busca do Google são diferentes para cada pessoa? Isso é Inteligência Artificial: vários parâmetros são analisados, baseados em dados colhidos do usuário.

Assim, as respostas mais adequadas para você são mostradas a partir dos sites que você visitou, suas pesquisas, seu perfil e publicações que curtiu, comentou ou compartilhou. Um caso de presença quase frequente da Inteligência Artificial em nosso dia a dia, seja no trabalho ou em qualquer outro lugar.

3. E-commerce

A Inteligência Artificial também é cada vez mais útil no comércio eletrônico. As lojas trabalham, basicamente, com custo e prazo, focadas na logística.

Por meio da Inteligência Artificial, pode-se conseguir prazos melhores para os clientes com custos mais atrativos, pois são realizados prognósticos de vendas para organizar a logística. Por exemplo: menor quantidade de caminhões, contendo mais cargas.

4. Mercado financeiro

Em relação às finanças, a Inteligência Artificial também tem sido de grande ajuda. Os investidores podem contar com inúmeros aplicativos e softwares, por exemplo, que lhes auxiliam na organização das finanças e até mesmo nos investimentos.

Além disso, até mesmo as próprias operações de investimento na bolsa de valores são possíveis graças à Inteligência Artificial e ao avanço da tecnologia. Humanamente, seria impossível acompanhar toda a movimentação do mercado financeiro, então robôs inteligentes fazem isso.

As startups também não podem ser desconsideradas. Afinal, existem hoje até mesmo robôs que verificam alternativas de investimento e desvelam o perfil do investidor. O desempenho de cada carteira é monitorado, e ajustes podem, inclusive, ser realizados por meio de I.A.

5. Câmeras de vigilância

Parece que o cenário de “O show de Truman”, filme com Jim Carrey em que o personagem principal era continuamente vigiado, acabou se quase que totalmente real. Andando por aí você sempre pode ter uma máquina com tecnologia de Inteligência Artificial lhe vigiando, principalmente em lojas ou instituições, ou mesmo na rua.

Com a I.A, inúmeras câmeras vigiam ao mesmo tempo, com um software inteligente que tem muito mais do que dois olhos humanos, que seriam suscetíveis a distração e à visão equivocada ou tendenciosa. Mais uma confirmação de que a Inteligência Artificial faz parte do dia a dia de qualquer um.

6. TV

Você já reparou no sistema de recomendação da Netflix e do YouTube, por exemplo? O primeiro indica filmes e séries, enquanto o segundo sugere vídeos. Todas estas sugestões são baseados em robôs inteligentes, que rastreiam o comportamento do usuário.

Você pode acabar descobrindo que se interessa por coisas que nem imaginava por meio dos sistemas de recomendação de Inteligência Artificial. Elas fazem sucesso ainda no Facebook e no Spotify: neste último, apresentam músicas baseado no que você ouve.

7. Indústria

Há muitos exemplos de Inteligência Artificial nas empresas, por exemplo em indústrias.

Nas indústrias, fábricas passam por melhorias tecnológicas que influem não só na produtividade e rentabilidade dos proprietários, mas no bolso e na satisfação dos clientes.

Algumas fábricas são inteligentes e empregam máquinas completamente automatizadas, ligadas pela Internet das Coisas (IoT). Elas podem criar máquinas automatizadas para outras fábricas, produzindo artigos personalizados rapidamente.

Fábricas automatizadas diminuem desperdícios e erros. Elas produzem mais, com mais precisão e menos gastos. Muito interessante, não é mesmo?

8. Agricultura

A agricultura é uma das atividades mais antigas da Humanidade. Alguns processos, em muitos lugares, são realizados de forma arcaica.

Por outro lado, muitas empresas têm investido em tecnologia para aumentar a produtividade e diminuir perdas e danos. A Inteligência Artificial é uma delas.

Estamos falando em “agricultura inteligente”, na qual os agricultores passam a cultivar com mais sustentabilidade e eficiência, monitorando a produção e diminuindo riscos. Na agricultura, máquinas podem aprender a identificar problemas no solo, produzindo dados estatísticos e auxiliando na tomada de decisão dos plantadores sobre plantio, colheita e vendas.

É importante dizer que as pesquisas sobre I.A não param, e a cada dia surgem novas facilidades e possibilidades. Um exemplo são as impressoras 3D, que têm sido cada vez mais aprimoradas para serem aplicadas em várias áreas, da saúde (produção de órgãos humanos, por exemplo) à produção industrial (criação de peças com rapidez e sem erros).

Viu como a Inteligência Artificial está mais presente em nosso dia a dia do que podemos imaginar? E você, tem alguma ideia de como a Inteligência Artificial poderia ser utilizada para melhorar seu dia a dia?

Aproveite para se inscrever em nossa newsletter e tenha acesso a conteúdo exclusivo sobre finanças e investimentos!

Como a inteligência artificial é usada pelas empresas ?

Google

A Google investe em inteligência artificial para otimizar uma série de produtos, além do Google Assistente, assistente pessoal virtual da empresa. Ao buscar por uma imagem na galeria de fotos ou também ao responder a um e-mail no Gmail com uma resposta automática, você estará usando IA para completar sua tarefa, para citar alguns exemplos. 

Amazon

A Alexa, assistente de voz da Amazon, é o dispositivo mais conhecido da empresa por usar inteligência artificial para executar suas tarefas. Porém, a IA também é utilizada para inúmeros estudos sobre comportamento dos consumidores para prever suas tendências de compra e, assim, antecipar-se a elas. 

Apple

Assim como a Amazon, a Apple também tem sua própria assistente pessoal que opera por meio de inteligência artificial, a Siri. Além disso, a empresa também conta com IA na tecnologia de Face ID, assim como recomenda músicas no Apple Music com base nas escolhas anteriores e auxilia os usuários a encontrarem fotos no iCloud. 

IBM

A IBM foi uma das primeiras empresas a adotar a inteligência artificial em seus produtos. O computador Deep Blue, por exemplo, foi o primeiro a derrotar um humano em uma partida de xadrez por meio da IA.

Recentemente, foi lançado o Project Debater, no qual um dispositivo de computação cognitiva “debateu” com dois humanos profissionais no assunto e foi capaz de criar argumentos similares aos utilizados em debates entre pessoas. 

O que a IA IMAGE CONVERTER pode fazer em sua empresa

RPA IMAGECONVERTER

Imagine você recebendo uma pilha de documentos impressos ou digitalizados e tem a necessidade de digitar manualmente em seu sistema. Seja ele, sistema web, aplicativo ou ERP.

O IMAGE CONVERTER faz este trabalho braçal 

IMAGECONVERTER recebe por API o documento em PDF , coloca em uma fila, converte conforme layout e devolve ao sistema em formato de xml. 

Hoje temos um case de sucesso de nosso produto IMAGECONVERTER junto com outro produto nosso chamado GESTÃO XML PROTHEUS.

Em mais de 4000 municípios do Brasil, ainda não existe a a tecnologia de efetuar a baixa de notas de serviços tomadas ou seja emitidas contra o seu CNPJ. O IMAGE CONVERTER se encaixa como uma luva.

  1. Inteligência artificial IMAGE CONVERTER  recebe as notas de serviços recebidos por e-mail ou gravado em uma pasta do GESTÃO XML PROTHEUS.
  2. GESTÃO XML PROTHEUS envia via API o documento PDF para o IMAGE CONVERTER.
  3. IMAGECONVERTER converte o PDF em xml devolvendo ao GESTÃO XML PROTHEUS.
  4. GESTÃO XML PROTHEUS entra com o documento de entrada de forma automática. 

Todo processo de comunicação entre IMAGE CONVERTER e GESTÃO XML é feito sem ser humano. Sistema trabalha 24 horas por dia , 7 dias por semana. 

 

Posts recentes

Categorias

Tags Populares

Conheça o Image Converter?

Inteligência artificial a serviço de sua empresa para automação de processos em seu sistema web , ERP ou aplicativo

Fale conosco

  1. Nós informe qual é a sua necessidade de conversão de dados?
  2. Qual é o seu projeto?
  3. Quantidade de conversões estimadas ?
  4. Quantidade de layouts diferenciados a serem convertidos ?
  5. Tipos de arquivos a serem lidos. Ex: PDF, JPEG, JPG, PNG

Com estas informações avaliamos custos e capacidade de processamento

Contato

De um passo para o processo de RPA- Processo de automação robótica junto com nosso produto IMAGE CONVERTER da HFNET